ILUMINAÇÃO PÚBLICA LED

Responsáveis pelas escolhas relacionadas com a iluminação pública estão tomando cada vez mais consciência da necessidade de optar por opções sustentáveis numa perspectiva ambiental, que para além, garantam poupança para as pessoas das comunidades envolvidas. Em consequência, é notória a forma em que vêm-se optando por alternativas LED em projetos de iluminação pública. As análises indicam que a utilização de tecnologia LED na iluminação pública –fundamentalmente em parques e ruas– garantem metade do consumo de energia, poupando eletricidade, recursos naturais e diminuindo ostensivamente os gastos.

Geralmente numa cidade como São Paulo, por exemplo, as luminárias localizadas em avenidas têm 400 watts de potência enquanto que as das ruas utilizam 250 watts de potência. Por outro lado, estão aquelas localizadas em postes de praças e parques. Quando utilizada tecnologia LED na iluminação pública, se dá um passo importantíssimo tendo em vista à eficiência energética: com isto, para além da redução no consumo – aspecto nada desprezívelꟷ, gastos derivados da manutenção são também visivelmente reduzidos. Isto por que, ao serem colocadas luminárias LED na iluminação pública, estão sendo instaladas lâmpadas com uma vida útil maior, sendo que a durabilidade dos artefatos LED se estima num intervalo de 30 a 50 mil horas, com o qual superam em cerca de 30 vezes outras alternativas como as de artefatos baseados em tubos fluorescentes, ou em lâmpadas de tipo incandescente.

Na GlixLEDs desenhamos, fabricamos e comercializamos módulos para iluminação pública com tecnologia LED, utilizando tanto marcas reconhecidas como a Philips, quanto de fabricação própria e de outros fabricantes reconhecidos pela alta qualidade dos seus produtos.

Luminária LED iluminação pública

As cidades mais importantes no mundo têm-se inclinado pela incorporação, de forma gradativa e muitas vezes definitiva, de tecnologia LED na iluminação pública. Esta tecnologia baseada em diodos que emitem luz é incorporada de forma crescente em estradas, ruas, parques e praças substituindo as tradicionais lâmpadas de vapor de sódio (VSAP). As VSAP são um tipo de lâmpada de descarga em meio gasoso que utiliza um plasma de vapor de sódio para produzir luz. Quando instalados adequadamente, estes módulos oferecem suficiente agudeza e conforto visual tanto para condutores de automóveis como para pedestres que circulam por estradas, ruas, avenidas e demais. Contudo, sua estreita banda de emissão apenas permite o seu uso para iluminação exterior e para iluminação de segurança, sempre em circunstâncias em que a distinção das cores não seja importante, já que esta técnica não considera de forma adequada os efeitos sobre a percepção da cor pelos usuários.

Neste sentido, o uso de tecnologia LED na iluminação pública representa um importante avanço. Os desenvolvimentos da área utilizam módulos conformados por entre 48 e 64 diodos, cada um dos quais, pela sua vez, conta com um chip semicondutor, ótica independente e refletor interno, que abona uma correta distribuição e direcionamento da luz emitida. As LEDs que se integram na iluminação pública tem uma vida útil que supera os padrões, atingindo 80 mil horas de funcionamento e garantindo um acendido rápido, para o qual dispõem de um controlador de tipo eletrônico.

Lâmpadas LED iluminação pública

O alumbrado público com LED ganha em eficácia e eficiência no uso e aproveitamento da energia. Ao contar com dispositivos de acendido de alta eficiência, estas podem ser controladas de modo centralizado, garantindo desta forma, um melhor manejo integral e uma optimização da administração da iluminação pública, o que constitui um ganho adicional que supõe o uso de LED.

Estas fontes luminosas de vanguarda se apresentam em módulos com potencias que oscilam entre 90 e 110 watts. Se bem é certo que sua aquisição inicial resulta mais onerosa, também é verdade que são muito mais duradouras e eficientes; permitem um reacendido instantâneo sem cintilação e com possibilidade de regular o fluxo, já que permite, por exemplo, reduzir o nível de luz quando não há veículos nem pessoas nas ruas (sendo esta última, mais uma vantagem muito importante da iluminação pública com LED).

Nesta área a GlixLEDs tem consolidado uma ampla experiência assessorando municípios e cidades sobre o melhor modo de incorporar tecnologia LED na iluminação pública. Entre em contato conosco e lhe ajudaremos na elaboração do seu projeto integral, privilegiando a melhor opção dentro da tecnologia LED especificamente para iluminação pública.